Tuesday, September 05, 2006

Festa do Avante

Mais uma festa do Avante a 30ª. Já me habituei que, nestes dias, tenho de estacionar o carro mais longe. Apesar de alguns incómodos para os residentes, é um acontecimento importante, sobretudo a nível cultural.

Depois da habitual intervenção do secretário geral do PCP, Jerónimo de Sousa, a festa abriu com um concerto da Orquestra Sinfonieta de Lisboa em homenagem a Fernando Lopes Graça.
Houve debates de temas da actualidade, concertos, exposições, teatro, culinária, desporto e literatura.

O cartaz musical foi muito variado juntou A Naifa com os Gaiteiros de Lisboa, Boss AC, Xutos & Pontapés, The Vicious Five, Cristina Branco, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Kussondulola, Sérgio Godinho, Telectu, Babylon Circus, Tito Paris, Mandrágora e Led On (tributo a Led Zeppelin).
Além da música, houve outras áreas culturais:
No desporto, marcaram presença: as artes marciais, a patinagem artística, o futsal, o andebol, a ginástica, o xadrez e a malha.
Na gastronomia estiveram presentes, para além da cozinha nacional, a cozinha internacional como, a deTimor, Cabo Verde, Cuba, China, Chile, Uruguai, Catalunha, Angola e Moçambique.
Na literatura, a festa do livro homenageou o antigo secretário-geral comunista, Álvaro Cunhal com a evocação da sua obra literária. "É tempo de começar a falar de Álvaro Cunhal", de Urbano Tavares Rodrigues e "Álvaro Cunhal e as mulheres que tomaram partido", de João Céu e Silva, foram dois dos livros em destaque.

A Festa do Avante! terminou com um comício que marca a "rentrée" política dos comunistas.
Para o ano há mais.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home