Tuesday, June 05, 2007


A G R I C U T U R A B I O LÓ G I CA


Vou frequentar mais um curso, este é sobre Agricultura Biológica, espero adquirir conhecimentos para me manter ocupada de uma forma saudável, nos tempos livres e quando a reforma surgir. Começou ontem e é promovido pela AGROBIO nas instalações do Instituto Superior de Agronomia.
Fiquei a gostar do curso, os alunos vem desde o norte ao sul do Pais e com formação académica muito diversa. Os motivos de cada um para frequentar um curso desta natureza são, igualmente vários: desde a produção para o auto consumo, como será o meu caso, até à produção de produtos biológicos para comercializar, dentro ou fora do País.

Pouco sei do assunto, mas algumas leituras levaram-me a resumir, no texto que se segue, algumas considerações sobre o tema.

Os últimos anos têm sido férteis em crises e pânico na indústria alimentar.
O fenómeno da BSE e as polémicas sobre os produtos geneticamente modificados levantaram uma série de questões sobre o que, enquanto cidadãos e consumidores, estamos dispostas a aceitar como bom às nossas mesas. Uma das consequências é a explosão do interesse nos produtos naturais e biológicos. Os produtos provenientes da agricultura biológica, que antes eram marginais do ponto de vista económico, hoje impõem-se nos mercados.
A agricultura biológica procura dar resposta a preocupações cada vez maiores da qualidade dos alimentos e de protecção do ambiente e solos, eliminando os: pesticidas, herbicidas e adubos químicos, é uma produção de base ecológica, que recorre ao uso de boas práticas agrícolas com vista à manutenção e melhoria da fertilidade do solo, ao equilíbrio e à diversidade do ecossistema agrícola, promovendo a qualidade ambiental, o bem estar dos animais e a saúde humana. Para isso utiliza métodos culturais, biológicos e mecânicos, sempre que possível, em detrimento de materiais sintéticos.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

E boa sorte para isso. ;)

Marta

2:59 PM  

Post a Comment

<< Home