Thursday, January 24, 2008

SORRIR

O sorriso não é o mesmo que o riso . O riso é um momento de alegria, o sorriso, pelo contrário, é silencioso como chuva mansa que cai e fertiliza a terra ou como a brisa suave que acarícia e refresca o rosto. O sorriso desvenda delicadamente o interior de quem sorri.
O sorriso traduz, geralmente, um estado de alma e é um convite a entrar na intimidade de alguém, a participar do que lhe vai no íntimo. É por isso que o homem é o único animal que sorri, e, como é dotado de inteligência e vontade, pode sorrir quando tudo vai bem ou sorrir mesmo que as coisas corram menos bem, tudo se resume à sua harmonia interior.
O sorriso sincero pode dissipar a angústia, estimular o trabalho, criar amizades e fortalecer relações.
Mas o sorriso também tem um lado preverso quando é utilizado de forma sarcástica ou hipócrita e aí desconstroi amizades, humilha e afasta relacionamentos, por vezes, de uma forma definitiva.
Sorrir, porém, pode ser uma tarefa difícil. A dor e o cansaço tornam, por vezes, o sorrir muito árduo. Pode ser um sorriso dorido. Um dia perguntaram a uma doente em grande sofrimento: “Como te sentes?”. A resposta foi desconcertante, com um sorriso-dorido respondeu: “dói-me tudo”.
Tenho presente sorrisos de pessoas que me foram ou são muito queridas e ninguém imagina o bem que me fazem.
A recordação do sorriso dos meus pais e o sorriso dos meus filhos são uma benção para a minha vida
. Também conheço o outro lado do sorriso, o sarcástico, e esse eu quero esquecer porque me faz muito mal.

"No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele".
Antoine de Saint- Exupéry

0 Comments:

Post a Comment

<< Home