Tuesday, April 27, 2010

Enid Blyton

Acabo de ler um artigo, da última revista pública, sobre a autora de livros infantis e juvenis, Enid Blyton.

Este artigo transportou-me para a minha adolescência, li a colecção completa "Uma aventura" e alguns livros do Noddy. Através destas leituras imaginava um mundo fantástico e de suspense. Imaginava cenários únicos cheios de cor e acção. As personagens viviam grandes aventuras e eu participava nelas através da leitura.

Estas leituras eram possíveis graças às bibliotecas itinerantes que se deslocavam, com certa regularidade, às localidades que não tinham acesso a livros. Foram muito importantes na minha vida de jovem, eu gostava muito de ler e não havia dinheiro nem hábito para a aquisição de livros.

As bibliotecas itinerantes da gulbenkian levavam os livros a locais isolados do país. Muitos portugueses só assim tinham acesso à leitura.

Nota:
"Enid Mary Blyton, nasceu em Londres a 11 de Agosto de 1897 e morreu a 28 de Novembro de 1968, foi uma escritora inglesa de livros de aventuras para crianças e adolescentes.

Enid Blyton criou diversas personagens e livros conhecidos como: o Noddy, Os Cinco, ou Os Sete. Os seus livros estão traduzidos em mais de 90 línguas. Ao longo da sua vida terá escrito mais de 800 obras".

0 Comments:

Post a Comment

<< Home