Wednesday, September 19, 2018

Os netos e avós

Férias de verão com os meus netos

Sou uma avó babada de seis netos. atualmente vivo na aldeia da Seada, Vila de Rei no Distrito de Castelo Branco. A Seada tem poucos habitantes em permanência e alguns deles com idade avançada. Os meus netos de vez em quando vem estar comigo uns dias. Mas no verão estão mais tempo.

A minha casa está vazia depois de 2 meses com os meus netos. Foram dias muito intensos .Tem muita energia e por vezes não os consigo acompanhar.
Mas foi tão gratificante, os passeios pelos montes da minha aldeia. 
-Avó traz um saco para apanharmos pinhas para acender a lareira no inverno. E o saco quase sempre vinha cheio. 
-Avó leva o saco para trazer caruma para a casa das galinhas. E o saco trazia a caruma e ajudavam-me a colocar na capoeira.
-Avó vamos tratar das galinhas quero ver se há ovos.
-Avó vamos para a horta quero plantar as plantas que compramos no mercado.
-Avó hoje vamos à praia fluvial do Penedo Furado quero ver os peixinhos e nadar naquela água limpinha. Mas amanhã vamos para as Fernandaires, também tem uma água maravilhosa.e queremos ir ao miradouro para apreciar a paisagem.
No dia a seguir fomos à praia fluvial do Bostelim, ficaram encantados com as rãs.

Também fizemos passeios mais longos propostos por mim.

Meninos hoje vamos passear até ao Brejo. Fomos pela tapada, apanhamos o caminho do Piçarrão, passamos pelo forno das moiras direitinhos ao olheiro do brejo. A nascente continua como a conheci com água corrente, onde podemos .matar a sede. Continuamos rodeando a serra Maria Tomé, a estrada panorâmica que vem das Fernandaires foi o fim do nosso passeio. A noite já espreitava quando chegamos a casa.

No dia seguinte foi a vez de ir ao cume da serra Maria Tomé onde se encontra o picoto, a jornada tem algum grau de dificuldade mas portaram-se muito bem e tiramos fotos fantásticas.

Um dos dias fomos visitar o lugar da Aldeia onde a minha mãe nasceu. Os meninos ficaram maravilhados ao verem as casas desertas e quase em ruínas. Perguntam. Avó porque é que não mora cá ninguém e eu sem saber o que responder. Lá fui explicando como nasceu o lugar da Aldeia, como lá fui feliz. E agora está vazio.  

Foram dias muito preenchidos e muito gratificantes
É um privilégio este convívio é bom para os mais novos e para os mais velhos.








0 Comments:

Post a Comment

<< Home