Sunday, January 20, 2019

Tradições, o fabrico do pão

O pão da minha infância

O pão, desde tempos antigos, faz parte da alimentação humana, o pão levedado seria descoberto no Egipto no ano 6000 aC.
 Alguns povos usam o pão Azímo, não tem fermento.

O fabrico do pão não era um processo simples. Na maioria das casas, começava-se pela sementeira do cereal até à transformação do grão em farinha  O grão era moído em moinhos movidos a água ou a  vento, só depois era feito o pão.

Na minha casa, lembro-me como se desenrolava todo esse processo.

Semeava-se o trigo em terras de sequeiro. A terra era lavrada ou cavada por homens. Depois da terra preparada, fazia-se a sementeira. O trigo nascia mas quase sempre acompanhado de ervas daninhas que era necessário arrancar. Quando as searas estavam douradas era sinal que estavam prontas para serem ceifadas. 
Depois do trigo cortado eram feitos molhos que eram transportados para a eira. Esta era feita com enormes lages. O cereal era malhado por homens com moeiras que iam batendo no cereal para tirar todo o grão. Outro processo era a utilização de animais, estes pisavam-no obrigando a sair o grão do seu casulo. Para as crianças era um dia de festa, brincavam na palha e depois havia merenda melhorada.
O grão limpo da palha era guardado em grandes arcas de madeira.
Esperava-se pelo inverno para a água poder mover os moinhos para obter a farinha, que iria dar origem ao saboroso pão de trigo.

A confeção do pão propriamente dita;
Em maceiras feitas de madeira ou alguidares de barro amassava-se a farinha com água morna, juntava.se um pouco de sal e fermento.
Depois de amassado repousava cerca de 4 horas em 
 ambiente aquecido.
Quando a massa dobrava de volume, estava pronta para moldar os pães que repousavam, mais um pouco, num tabuleiro de madeiro, forrado com uma toalha branca. Nesta altura, o forno previamente aquecido a lenha, estava pronto para os receber.
Passados menos de meia hora estavam prontos para nos alimentar.
O pão, muitas vezes, era guardado na arca do trigo para não endurecer. Havia pão para cerca de uma semana.
Tenho saudades desse pão.














0 Comments:

Post a Comment

<< Home