Wednesday, September 05, 2007

As condicionantes da vida

Desde pequenos que somos condicionados pelo local onde vivemos e com quem nos relacionamos.
Isto não é uma critica é uma reflexão. Temos de aprender as regras da sociedade onde estamos inseridos. Mas não devemos ser passivos e, sem quebrar regras, podemos mudá-las sem ferir. Só assim as Sociedades vão evoluindo.
Levamos a vida a ouvir:
-Não mexas aí.
-Porta-te bem.
-Põe os olhos no teu irmão.
-Não faças isso porque parece mal.
-Tem cuidado, vê lá o que é que as pessoas vão dizer.
Estas e outras frases vão condicionando a nossa maneira de ser e estar na vida.
Os condicionalismos continuam. Vive-se a era do ter. Os objectos estão por todo o lado, as nossas casas estão cheias de coisas inúteis, mas quando passámos na loja pareceu-nos que não podíamos passar sem aqueles objectos. Vivemos para ter uma boa casa, um carro topo gama, bons serviços, bom vestuário, viajar até ao outro lado do mundo. Não há dúvida que vivemos num mundo maravilhoso mas, muitas vezes é-nos imposto contra a nossa vontade. Ele é mais forte do que nós e esquecemo-nos que esta vida é demasiado curta para fazer tantos sacrifícios para termos o que os outros têm e a felicidade não passa só pelo ter.
Cada um de nós tem os seus sonhos mas, quase sempre, não passam disso mesmo, calamo-nos e não agimos com medo de sermos ridículos. Vamos vivendo a vida dos outros e não temos coragem de viver a nossa.
Não é por acaso que as revista cor-de-rosa tem tanta saída. Nelas espreitamos a vida dos que saíram das normas e tiveram a coragem de fazer o que queriam na vida. Estes e outros não desistiram dos seus sonhos lutaram até chegar lá. Não arranjaram desculpas:
-Eu não sou capaz.
-Eu não tenho perfil.
-O que é que as pessoas iriam dizer.
Assim, vai passando o tempo, vivemos uma vida rotineira e arranjamos sempre desculpas para a nossa inércia. No entanto, continuamos a admirar aqueles que tiveram coragem de terem uma vida diferente e de acordo com os seus objectivos. Vivem felizes com os amigos e família, ajudam causas humanitárias, tem sucesso no que fazem, vestem coisas bonitas, apreciam o belo e o estético.
Por tudo isto não deixemos de sonhar e quando comparamos a nossa vida com aqueles que admiramos perguntemo-nos o que fizemos para o alcançar.
Sonhe em ter e ser o que sempre sonhou. E o ter pode ser mais importante do que ter objectos. Ter capacidade de: ajudar os que mais precisam, olhar um pôr-do-sol junto da pessoa amada, ir almoçar a um sítio que lhe traz boas recordações, concretizar aquele projecto adiado. Não desista de ser feliz

Respeitemos os outros mas em primeiro lugar respeitemo-nos.

Divirta-se a imaginar uma vida de sonho e escreva-a. Partilhe os seus sonhos e seja feliz.

Deus criou-nos para a felicidade.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home