Wednesday, November 14, 2007

RECOMEÇAR

Fala-se da velhice, da adolescência e da meninice. Da menopausa da mulher pouco se fala ou quando se fala é, na maioria das vezes, para vender algum produto para lhe atenuar os efeitos associados. Esta fase da mulher continua a ser um tabu, uma vez que está relacionada com a sua sexualidade. A sexualidade feminina, face a educações castradores e a falsos pudores, ainda não é vista em pé de igualdade com a sexualidade masculina. Muitos ainda a vêem como um serviço para de satisfação do homem. Conservadorismo e falsos pudores levam a distorcer uma realidade que deveria ser encarada com naturalidade e sem estigmas.
A esta fase da mulher estão associados juízos que tem a ver com a perda de vitalidade e de juventude. Outras transformações também lhe estão associadas; mudanças bruscas de humor excessiva sensibilidade, estados depressivos, insónia e a lista podia continuar. Parece que se fala de uma doença incurável. Assim a mulher tende a calar-se para não ser vista como uma coitadinha e alguns homens pouco esclarecidos ou porque a chama do amor se foi aproveitam esta altura para procurarem mulheres mais novas para se afirmarem na sua virilidade e as mulheres ou se deixam abater e se dão por vencidas ou começam uma nova fase da sua vida, mais compensadora ganhando confiança em si próprias conscientes das suas capacidades.
Reconheço que esta fase da mulher tem de ser encarada com muita tranquilidade, por elas e pelos seus companheiros, porque as mudanças não ocorrem só a nível hormonal. É nesta fase que os filhos saem de casa, os pais morreram, a reforma aproxima-se e tudo isto gera conflitos interiores que, se não forem bem geridos, podem levar a rupturas no seio do casal. Não é por acaso que nesta fase da vida surgem muitos divórcios.
Se houver amor e respeito entre o casal esta fase pode ser um novo recomeço, mais tempo para estarem um com o outro, tempo para passear e a nível de sexualidade ela pode ser mais compensadora. Se houver uma verdadeira comunhão de vida entre homem e mulher esta pode ser o recomeçar de uma bela história de amor.
Quantos de nós vimos casais de idade avançada a passear na rua de mão dada e quando falam dos companheiros os seus olhos brilham de alegria.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home