Friday, January 25, 2019

Tradições: Matança do porco em terras de Vila de Rei, Castelo Branco

A matança do porco nas aldeias de Vila de Rei, era prática comum em todas as famílias.. A carne salgada e os enchidos confecionados e guardados em talhas de barro com azeite, eram o sustento de toda a família para todo o ano.

Também era uma festa de família e amigos, eram dias de convívio muito saudável. Lembro-me desses tempos com alguma saudade,

O cerimonial era complexo e cheio de simbolismo.
O porco era apanhado na pocilga e encaminhado para um local onde estava uma banca onde era colocado. Era seguro por alguns homens, O matador com um golpe certeiro feito por uma faca que por aqui se chamava sangradeira. O sangue corre para um alguidar no qual se colocava sal e vinho, tinha de ser mexido até arrefecer para não coagular. Esse sangue era aproveitado para fazer as morcelas.
Seguia-se a chamusca para limpar a pele dos pelos. Regra geral utilizava-se carqueja seca previamente.. Eram lavados abertos ao meio e pendurados no teto da loja, ai. ficavam para o dia seguinte.

As tripas eram lavadas regra geral, por mulheres, em água corrente nos ribeiros..Para o efeito utiliza-se sal, vinagre e limão, depois de bem lavadas eram utilizadas na confeção dos enchidos.. Nesse dia à noite, eram feitas as morcelas.

No dia seguinte era o dia da desmancha, as carnes eram separadas; uma para serem salgadas e guardadas na salgadeira e outras para fazerem os enchidos..
Havia o costume de trocarem os presuntos por carne gorda. Esta temperava melhor a hortaliça e rendia mais. porque o toucinho da troca era mais do que o presunto,
Como aperitivos eram servidas morcelas assadas e lombo assado acompanhado por água-pé ou vinho.
Esta primeira parte era feita pelos homens. 
Depois das carnes separadas as mulheres cortavam-na em cubos pequenos . depois de cortadas eram temperadas e aguardava-se algum tempo para fazer os variados enchidos.
Ao almoço era servido uma espécie de cozido com as carnes frescas do porco e morcelas.

Eram dois dias de são convívio, adultos e crianças faziam uma pausa na rotina diária..

Receitas dos enchidos:
Estas receitas podem variar de família para família:.

Morcelas
-As gorduras das tripas de um porco,. A gordura deve ser cortada muito fina, 
-200 gramas de cominhos
-O sangue de um porco. Pode juntar um pouco de vinho branco
-Sal e alhos picados

No alguidar onde se aparou o sangue junta-se o vinho, o sal, a gordura cortada muito fina, os cominhos e os alhos picados.tem-se as tripas que foram previamente lavadas com sal, limão e vinagre. Enche-se as tripas com essa mistura e coze-se com uma agulha e linha.Depois das tripas cheias colocam-se numa panela com água a ferver. Para saber se estão cozidas pics-se com uma agulha se sair liquido incolor estão pronta. Depois disso tiram-se e poem-se ao fumeiro durante três ou quatro dias.
Depois de secas eram guardadas em talhas de azeite. Comem-se cozidas ou assadas são um bom acompanhamento para couves cozidas..


Chouriços

Febras de porco
Alho
Vinho branco sal
Pimentão ou colorau

As febras cortadas em cubos pequenos são colocam-se num alguidar temperam-se com alho picado, sal , vinho e o pimentão. Este preparado deve ser mexido durante três dias. Depois disso encem-se tripas e põe-se a secar no fumeiro durante oito ou dez dias.
Depois de secas limpam-se e guardam-se em potes de barro em azeite.
Os chouriços eram comidos durante o ano.


Farinheiras

8 kg de farinha
5 quilos de gordura
Uma cabeça de alhos grande
2,5 dcl de azeite
7,5 dcl de vinho branco

A gordura cortada finamente e coloca-se no alguidar, junta-se o alho picado , o sal e o vinho. Deixa-se repousar dois ou três dias mexendo todos os dias.
No fim deste tempo deita-se água quente até cobrir a gordura, junta-se a farinha e o azeite. mexe-se bem enchem-se as tripas.e depois de prontas, lavam-se, e penduram-se no fumeiro.
Depois de secas guardam-se em potes de barro em azeite.
Comem-se durante o ano.



 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home